quinta-feira, 1 de março de 2018

Desafio Nº4

Conto Nº4
Mestre Finezas
de Manuel da Fonseca

VAMOS LER COM ATENÇÃO
ESTE CONTO DIVERTIDO E CONVERSAR SOBRE ELE, VAI SER BOM!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

O tempo corria devagar quando, menino, era obrigado a sentar-se no banquinho do barbeiro, quieto e sem sequer bocejar, com medo que lhe cortasse as orelhas! Agora, é quase tudo diferente…
Este conto lindíssimo faz parte do livro Aldeia Nova, recomendado para leitura orientada no 7.º ano, com o qual Manuel da Fonseca se afirmou como contista de eleição.
Vamos encantar-nos com a leitura e comentar!

César Carvalho

Cláudia Damião disse...

Olá!
Hoje li o Conto Mestre Finezas na turma do 5º A na turma da minha filha. Reconheço que o conto tem alguma complexidade para meninos de 11 anos, contudo penso que terão percebido algumas mensagens que tentei transmitir:
- a importância da experiência dos mais velhos nas nossas vidas;
- a mestria das profissões;
- o gosto pelas artes (música, teatro, dança, poesia);
- a atenção que devemos dar ao outro pois podem precisar do nosso apoio e do nosso carinho em situações de dificuldade.
Incentivei os pequenos ouvintes a explorarem o blog da Biblioteca Escolar e deixar um comentários neste conto especificamente.
Para o comentário mais interessante haverá uma ida gratuita ao cabeleireiro!

Anónimo disse...

Olá,
Esta iniciativa "Clube de Leitura" procura proporcionar momentos de leituras recreativas, de lazer e de prazer, e um espaço de partilha de sensações motivadas por essas leituras. Pretende ser, portanto, um argumento para contactar com textos literários, em contextos mais diversos.
A oportunidade que a Dr.ª Cláudia Damião propiciou às crianças, num ensejo puro de leitura de lazer atinge precisamente o desiderato preconizado. Fosse copiada essa atitude e a Equipa da BE regozijar-se-ia ainda mais. Obrigado e… parabéns!
O professor bibliotecário