quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

HORA DO CONTO - continuação da história



Na sequência da atividade Hora do Conto, desenvolvida pela Biblioteca Escolar, os alunos da EB da Folgosa deram continuação à história explorada “A Ovelhinha que veio para o Jantar”, a pedido da equipa. 
(…)

 No fim de comerem a sopa de legumes, sentaram-se em frente à lareira a conversar e acabaram por adormecer.
Nas semanas que se seguiram a ovelhinha e o lobo viviam felizes e ajudavam-se um ao outro nas tarefas de casa.
Numa manhã em que o mau tempo tinha abrandado a sua fúria, o lobo aproveitou para ir à floresta buscar lenha, enquanto a ovelhinha arrumava a casa e fazia o almoço.
Estava o lobo entretido a apanhar lenha quando lhe apareceu dois lobos ainda novos, muito magros e esfomeados, que lhe disseram:
- Olá, precisas de ajuda?
O lobo ao ver aqueles dois familiares esfomeados pensou logo que a sua amiga ovelhinha corria grande perigo e respondeu:
- Olá meus bons amigos, já que perguntam e se não for abuso, agradecia que me ajudassem a transportar esta lenha toda para a minha casa, pois já estou muito velho para carregar todo este peso.
- Está bem. Onde moras tu?
O lobo como era velho e sabido enganou-os dizendo depois do riacho no lado oposto da sua casa e disse-lhes que lá os aguardaria um rico ensopado de lebre que tinha apanhado no dia anterior.
Os dois lobos eram novos mas não eram burros e desconfiaram da boa vontade do velho lobo e fizeram a parte que seguiram as instruções do velho lobo e mal saíram da sua vista, pousaram a lenha e correram no sentido oposto, na direcção da casa dele.
O lobo foi a correr para avisar a ovelhinha que se encontrava em perigo.
Ao chegar a casa ouviu a avelhinha a gritar por ajuda:
- Ajuda-me, amigo lobo! Ajuda-me!
Quando abriu a porta viu a ovelhinha a fugir, à volta da mesa, dos dois lobos que a queriam comer.
O velho lobo ao ver a ovelhinha em perigo, encheu-se de coragem e saltou para cima dos lobos e começou a dar-lhe dentadas.
Os dois malandros assustados com a coragem do velho lobo e com o corpo cheio de mordidelas desataram a fugir e nunca mais ali voltaram.
A ovelhinha agarrou-se ao lobo a agradecer-lhe por mais uma vez a ter salvo.
A história espalhou-se por toda a floresta. A partir daquele dia a ovelhinha e o amigo lobo viveram felizes para sempre a ajudar os animais que por ali passavam à procura de ajuda.

Sem comentários: